Queixas de refluxo após Sleeve Gástrico – o que fazer?
- Dr. André Costa Pinho
- 26 de fev.
- 2 min de leitura
O Sleeve Gástrico é uma das cirurgias bariátricas e metabólicas mais populares que tem ajudado muitas pessoas a perder peso e aumentar a qualidade de vida. No entanto, em até 15-20% dos doentes podem surgir queixas relevantes de refluxo (azia, regurgitação). O refluxo ocorre quando o ácido do estômago sobe para o esófago, agredindo a sua mucosa que não está preparada para lidar com esse ácido. Se esse refluxo for intenso e frequente, pode resultar em esofagite ou noutras lesões esofágicas.
Numa fase inicial os doentes devem adotar as seguintes medidas nutricionais e comportamentais:
1- Evitar alimentos gordurosos ou cítricos
2- Optar por refeições pouco volumosas
3- Diminuir ou evitar o consumo de café (ou outras bebidas com cafeína)
4- Evitar deitar-se após as refeições
5- Elevar a cabeceira da cama durante a noite
Se mesmo assim persistirem as queixas de refluxo, deve começar a tomar medicação. Existem vários medicamentos disponíveis (anti-ácidos, inibidores da bomba de protões,…). Para tal deve aconselhar-se com o seu médico qual a medicação mais indicada.
Se as queixas de refluxo persistirem, apesar da toma de medicação adequada, poderá estar indicada a realização de exames, como a endoscopia digestiva alta ou o estudo contrastado, para avaliação complementar.
Nos poucos casos refratários aos tratamentos mencionadas, especialmente na presença de algumas alterações detetadas nos exames, poderá estar indicada a conversão do Sleeve para Bypass Gástrico em Y-Roux. Este último procedimento é altamente eficaz na resolução do refluxo. Estas cirurgias de conversão para Bypass, apesar de serem cirurgias um pouco mais complexas, quando realizadas por equipas experientes têm baixas taxas de complicações e permitem a melhoria das queixas e suspensão da medicação.
Comentarios