Quando devo considerar realizar as cirurgias plásticas de remodelação corporal?
- Dr. André Costa Pinho
- 10 de jul. de 2024
- 1 min de leitura
A cirurgia bariátrica e metabólica resulta em perda de peso considerável, pelo que é possível que se verifique excesso de pele com indicação para cirurgia plásticas. Os exemplos mais frequentes são a abdominoplastia, a mamoplastia e a braquiplastia.
A avaliação para essas cirurgias de remodelação corporal deve ser efetuada por Cirurgiões Plásticos devidamente certificados e experientes nesta área.
De forma geral, os critérios fundamentais para avançar para avaliação por Cirurgia Plástica após cirurgia bariátrica e metabólica são:
- Índice de Massa Corporal < 28-30 kg/m2
- Peso estabilizado: pelo menos 12-18 meses após a cirurgia bariátrica
- Excesso de pele com elevado impacto funcional ou psicológico
É também recomendável, para minimizar os riscos dessas cirurgias remodeladoras, que os pacientes não sejam fumadores, não tenham anemia grave, não façam medicação que prejudique a cicatrização dos tecidos, entre outros critérios.
Os pacientes devem ter expetativas realistas quanto aos resultados das cirurgias remodeladoras e compreenderem os seus riscos e benefícios. Devem estar informados sobre as cicatrizes resultantes, os cuidados pós-operatórias dessas cirurgias e a necessidade de manutenção da perda do peso.
Quando se conjugam todos estes fatores, os resultados das cirurgias remodeladoras após cirurgia bariátrica podem contribuir muito para o bem-estar e qualidade de vida dos pacientes.
Comments