top of page
logo-header.png
  • Instagram
  • Facebook
  • Linkedin
  • Youtube
  • instagram (4)
Buscar

Deficiência de Ferro após Cirurgia Bariátrica: sintomas e tratamentos

  • Dr. André Costa Pinho
  • 2 de nov. de 2023
  • 2 min de leitura

Após a cirurgia bariátrica, ocorre alteração da absorção de nutrientes pelo trato gastrointestinal devido às alterações anatómicas provocadas pela cirurgia. Isso torna os pacientes suscetíveis à deficiência de ferro. Com acompanhamento médico adequado, a deficiência de ferro é frequentemente transitória e com baixo impacto na qualidade de vida.

1 - Sintomas

A deficiência de ferro pode apresentar uma variedade de sintomas que podem variar em gravidade consoante a extensão da deficiência.

Os sintomas mais comuns são fadiga e cansaço persistente; palidez da pele e mucosas; fraqueza e baixa resistência muscular; dificuldade de concentração, períodos de confusão e tonturas; unhas frágeis e de aspeto esbranquiçado; pele seca e cabelo frágil.

A presença destes sintomas num doente que realizou cirurgia bariátrica deve motivar observação médica. Pode estar indicada a realização de análises sanguíneas para confirmar o diagnóstico e avaliar a extensão da deficiência, e associação a outras alterações analíticas.

2- Tratamentos

A prevenção e tratamento precoce da deficiência de ferro são essenciais para diminuir o impacto na saúde global dos pacientes após cirurgia bariátrica. O tratamento deve ser orientado por Médicos e Nutricionistas.

- Dieta Rica em Ferro: Uma alimentação equilibrada que inclui alimentos ricos em ferro, como carnes magras, legumes de folhas verdes, feijões e cereais, pode ajudar a melhorar os níveis de ferro. Cozinhar os alimentos em panelas de ferro também pode ajudar a corrigir a deficiência de ferro.

- Suplementos orais de Ferro: é comum ser necessário tomar comprimidos ou ampolas com Ferro, durante uns meses, até correção da deficiência de Ferro. Em regra, esses suplementos orais de Ferro devem ser tomados em conjunto com fontes de vitamina C (ex: sumo de laranja) para favorecer a absorção do Ferro.

- Ferro Intra-venoso: raramente, nos casos em que a suplementação oral de Ferro não esteja a ser eficaz, pode ser necessário realizar ferro injetável durante algumas semanas; a administração de Ferro intra-venoso é habitualmente realizada em ambiente hospitalar, sem implicar internamento.

O acompanhamento médico regular e exames analíticos periódicos são essenciais para avaliar a resposta ao tratamento.

Em síntese, a deficiência de ferro pode ocorrer após cirurgia bariátrica, devido a alterações na absorção dos nutrientes. Uma abordagem terapêutica multidisciplinar, com supervisão médica rigorosa, é essencial para a gestão eficaz dessa condição clínica. Com um diagnóstico precoce e tratamento adequado, os pacientes pós-cirurgia bariátrica podem minimizar as complicações e melhorar significativamente a sua qualidade de vida.


 
 
 

Comments


bottom of page