Compreenda os riscos da Cirurgia Bariátrica e Metabólica
- Dr. André Costa Pinho
- 22 de mai. de 2024
- 1 min de leitura
É fundamental compreender que, como qualquer procedimento médico, as Cirurgias Bariátricas e Metabólicas apresentam alguns riscos. No entanto, embora sejam procedimentos complexos, quando realizadas por equipas experientes, apresentam índices de segurança elevados, comparáveis à remoção da vesícula.
Riscos da Cirurgias Bariátricas e Metabólicas:
Complicações ligeiras (<5%), como vómitos, alterações das cicatrizes, que exigem tratamentos simples alta;
Complicações graves (<1%), como hemorragia ou infeções, que podem exigir reoperação ou cuidados intensivos;
Mortalidade inferior a 0,1% no primeiro mês pós-operatório.
Deficiências nutricionais a longo prazo (por exemplo: deficiência de Ferro ou de vitamina B12), facilmente corrigidas com suplementação vitamínica.
As eventuais deficiências nutricionais têm habitualmente consequências clínicas ligeiras e são corrigidas através do reforço de suplementos vitamínicos (comprimidos). O acompanhamento pós-operatório pela equipa multidisciplinar é essencial para a deteção e correção dessas alterações.
Cada caso é único, e o risco individual é determinado por diversos fatores, como idade, doenças associadas, entre outros. O cirurgião e o anestesiologista, são essenciais para calcular uma estimativa de riscos ajustada às principais variáveis de cada paciente, de forma a que o mesmo possa tomar a decisão de avançar com a cirurgia devidamente informado.
Comments